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Parcerias imobiliárias: qual a importância para negócios do setor?

Ao delinear estratégias para o negócio, é comum que surjam dúvidas sobre quais são as mais adequadas para seus objetivos. Contudo, quando se trata do mercado de imóveis, as parcerias imobiliárias podem ser um dos caminhos para o sucesso.

Essa é uma ferramenta importante para ampliar oportunidades e a cartela de clientes. Mas, quando a imobiliária não conhece os benefícios proporcionados, pode deixar a prática de lado e perder grandes oportunidades.

Neste conteúdo, você aprenderá o que são as parcerias imobiliárias, os principais tipos e por que são tão importantes. Confira!

O que são parcerias imobiliárias?

As parcerias imobiliárias são negócios firmados com outras empresas e profissionais, visando um trabalho conjunto. Os termos aplicados e o funcionamento dependem do tipo de parceria e do que for acordado entre as partes.

Isso se baseia em uma ajuda mútua, em que ambos se beneficiam de maneiras diferentes, seja com comissões, indicações ou apresentação de diferenciais. De todos os modos, vale a pena entender melhor as possibilidades e benefícios que a estratégia proporciona.

Quais são os principais tipos de parcerias?

Existem diversos tipos de parcerias que podem ser firmadas com as imobiliárias. O principal motivo é a variedade de produtos e serviços que são necessários para proprietários, compradores e inquilinos.

Conheça algumas parcerias possíveis!

Construtoras e incorporadoras

Os lançamentos imobiliários são muito procurados por investidores e pessoas que buscam um imóvel para morar. O potencial de valorização dos empreendimentos aumenta a sua atratividade. Então é importante ter alternativas disponíveis para negociar em sua imobiliária.

Isso normalmente é feito por meio de parcerias com as construtoras e incorporadoras. Outra vantagem é que elas costumam ter estratégias de marketing específicas, incluindo as parceiras. Logo, trazem mais visibilidade com um baixo custo, além de ter chances de retorno financeiro.

Imobiliárias e corretores

A concorrência é uma preocupação frequente, mas nem sempre ela precisa ser um problema. As parcerias com outros profissionais e empresas do setor podem trazer benefícios ao ampliar o portfólio disponível.

Em algumas situações a imobiliária não tem a solução procurada pelo cliente, mas isso não significa que não existam opções disponíveis no mercado. Nesse caso, o trabalho em conjunto ajudará a garantir a satisfação de quem procurou os seus serviços. Em troca, você recebe uma comissão.

Seguradoras

Os seguros residenciais, condominiais ou o seguro-fiança são exemplos de serviços bastante frequentes nos negócios imobiliários. Porém, fazer cotações e realizar todos os trâmites com a seguradora nem sempre é simples.

A parceria, nessa situação, consegue centralizar os serviços e trazer mais tranquilidade para as partes envolvidas. Isso melhora a experiência do cliente e pode ser uma fonte de receita por meio de comissão — dependendo da proposta da seguradora.

Serviços de manutenção

Os imóveis também precisam de manutenção, reparos ou reformas para que sejam mantidos em boas condições. Assim, há oportunidade de fazer parcerias para oferecer um atendimento mais ágil e com valor mais atrativo por meio da imobiliária.

Para o profissional ou empresa contratada para o serviço, o benefício é ampliar a carteira de clientes. Já a imobiliária se beneficia da oportunidade de melhorar as soluções ofertadas e, ainda, receber indicações desses profissionais.

Soluções financeiras

As soluções financeiras são procuradas por diversos tipos de clientes. A mais conhecida, sem dúvida, é o financiamento imobiliário, utilizado para viabilizar a compra em diversas situações. Nesse caso, a imobiliária pode ter uma instituição parceira que oferece a solução e ajuda a intermediar o negócio.

O objetivo é reduzir a burocracia e otimizar o processo. Porém, não é apenas essa solução que pode ser usada. A antecipação de aluguéis é outra alternativa que se destaca e pode ser explorada pela imobiliária para beneficiar o locador.

Por que as parcerias são importantes?

Um dos desafios enfrentados por qualquer segmento é a atração de clientes. É preciso se destacar e ter diferenciais para atrair o público e fechar novos negócios. Assim, um dos principais benefícios é a possibilidade de ampliar os produtos e serviços oferecidos na imobiliária.

Em alguns casos, como nos serviços de manutenção, a imobiliária indica o serviço e, em troca, pode receber o mesmo tipo de indicação. O fluxo é útil na construção de uma imagem no mercado, fazendo com que mais pessoas conheçam a sua empresa.

Em outros casos, como nas seguradoras e financeiras, a ideia é facilitar os processos necessários ao negociar imóveis. A praticidade, sem dúvidas, é um atrativo que pode incentivar o cliente a fechar o contrato com a sua imobiliária.