Com o avanço das soluções tecnológicas, novos recursos passaram a ajudar diferentes mercados. Uma das principais possibilidades é o big data, que fornece informações importantes com base em integração de dados e elementos analíticos.
No mercado imobiliário, por exemplo, essa ferramenta se destaca e pode entregar bons resultados. Com a pandemia de covid-19 em 2020, em especial, o uso de informações relevantes foi reforçado e a adoção de tecnologia se tornou essencial para superar os desafios.
Nesse contexto, vale a pena saber o que é o big data e como ele atua no setor de imóveis, certo? Por isso, continue a leitura e entenda mais!
O que é big data?
O conceito de big data envolve uma grande disponibilidade de dados — que são obtidos de diferentes fontes. Ele traz a ideia de ter um elevado volume de informações, que podem ser cruzadas para encontrar novas possibilidades.
Nesse sentido, existe a big data analysis. Ela consiste em uma análise dessas informações, com um processamento rápido, automático e eficiente. A intenção é poder descobrir tendências, oportunidades e ameaças por meio da modelagem dos dados.
Quais desafios do mercado imobiliário o big data ajuda a resolver?
O big data pode ser utilizado em diversos contextos e um deles é o setor imobiliário. Afinal, o segmento sofre com desafiados ligados à burocracia de múltiplas etapas, o que afeta imobiliárias, corretores e clientes.
Por meio da integração de dados e automação de tarefas, por exemplo, existe a chance de atuar de maneira mais consistente e informada. Isso pode tornar certos processos mais simples e garantir maior qualificação para profissionais e empresas.
Logo, soluções tecnológicas podem ajudar a modificar esse cenário. Outro desafio é a análise de risco. Feita sem apoio da tecnologia, ela é menos precisa e mais lenta. É o caso da concessão de crédito imobiliário, que é especialmente complexa sem inovações tecnológicas.
Além disso, não usar uma tecnologia como o big data pode impedir o surgimento de novas soluções no setor. Portanto, ele é uma ferramenta que pode ser útil para superar muitos desafios com a inovação.
Como o big data pode ser útil no mercado imobiliário?
Conforme você viu, o mercado imobiliário — em especial, no Brasil — tem inúmeros desafios. A boa notícia é que o big data pode auxiliar na solução de parte deles.
A seguir, veja quais resultados essa solução de transformação digital pode gerar no setor de imóveis!
Ajuda a ter o produto certo para o cliente
Encontrar a alternativa ideal para cada cliente é uma condição indispensável em praticamente todo mercado. No segmento de imóveis, isso é ainda mais importante, considerando o impacto da decisão de comprar ou alugar uma propriedade.
Por meio do big data, é possível avaliar dados referentes ao perfil e às preferências da pessoa para identificar as alternativas certas para os clientes. Isso pode ajudar o corretor a achar um imóvel para um comprador ou uma imobiliária a escolher os bens certos para o público de interesse.
Apoia a precificação de venda e locação dos imóveis
A definição do valor de um imóvel ou do valor do aluguel de um imóvel pode ser muito subjetiva e complexa. Afinal, são muitas as variáveis usadas, o que pode diminuir o grau de precisão da avaliação. Com o big data, é possível superar esse desafio.
O uso de dados de diversas fontes — como preços de venda e locação em diferentes áreas —, ajuda a fazer comparações e modelar preços com mais eficiência. Assim, pode ser mais fácil chegar ao preço justo de imóveis e favorecer as negociações.
Aumenta o foco nos resultados
Sem o uso estratégico de tecnologia, os profissionais do mercado de trabalho precisam realizar diversas atividades repetitivas e burocráticas. Como consequência, eles dividem o tempo e a atenção com questões que, nem sempre, têm grande valor agregado.
O big data pode mudar esse contexto. Como etapas operacionais e burocráticas são apoiadas pela tecnologia, os profissionais podem focar em questões mais específicas e relevantes. Isso permite um direcionamento maior para resultados, o que auxilia na consolidação de desempenho.
Estimula a eficiência operacional
Com base no que você viu até aqui, foi possível notar que as tarefas do mercado imobiliário ganham eficiência diante da união entre big data e inteligência analítica. Afinal, há maior precisão, menos erros e melhor fluxo de informações.
Então existe a chance de entregar resultados otimizados e com um uso eficiente dos recursos disponíveis. Assim, pode-se garantir uma atuação mais qualificada para corretores e imobiliárias, o que afeta positivamente a experiência do cliente.
Qual é a importância da integração das soluções tecnológicas?
Conhecendo mais sobre o big data, você pode ver que seu uso é muito conveniente e oferece diversas possibilidades no mercado imobiliário. Contudo, ele só é capaz de gerar conhecimento, efetivamente, quando é usado de forma integrada.
Por isso, é necessário pensar em soluções que funcionem de maneira conjunta. Integrar sistemas e ferramentas, ajuda a criar uma base de dados mais estruturada e relevante. Como consequência, a análise também pode ser favorecida.
Com essas informações, agora você sabe o que é o big data e como ele interfere no mercado imobiliário. Com um uso estruturado e integrado, é possível gerar impactos positivos para corretores, imobiliárias e clientes — aumentando a satisfação de todos os envolvidos nesse processo.
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