Bold Finance
Faça uma simulação e descubra

Antecipação de aluguel: a melhor alternativa ao empréstimo!

Imprevistos, situações adversas ou mesmo algumas oportunidades podem levar à necessidade de dispor de dinheiro na mão. Embora seja uma solução popular, nem sempre o melhor caminho é pedir um empréstimo.

Recorrer a essa modalidade de crédito tem riscos que não podem ser ignorados. Na busca por uma solução alternativa para não ficar desassistido, quem for proprietário de um imóvel disponível para locação pode contar com a antecipação do aluguel.

Para entender como a escolha pode ser útil, veja como a antecipação de recebíveis da locação é mais vantajosa que um empréstimo pessoal!

O que é a antecipação de aluguel?

A antecipação de aluguéis é uma solução na qual o proprietário de um imóvel alugado cede a uma empresa o direito de recebimento dos aluguéis. Em troca, recebe um adiantamento correspondente aos valores mensais do imóvel alugado, com um desconto aplicado.

É, portanto, uma alternativa que permite receber de uma só vez os valores que seriam pagos mensalmente pelo modelo tradicional.

Como essa antecipação funciona?

Para entender a solução, comece pensando que locador e locatário estabelecem um contrato, no qual o inquilino se compromete a pagar um aluguel mensal para utilizar o imóvel. Então, o recebimento do locador só ocorre quando o locatário faz o pagamento do que foi acordado.

Ao antecipar o aluguel, por outro lado, o processo é diferente. Nessa modalidade, o locador cede o direito de receber os valores para uma empresa que oferece a solução de antecipação. Em troca, o proprietário recebe um montante equivalente a até 12 meses de aluguel, de uma só vez.

O que será depositado sofre um desconto único, como é comum nesse tipo de operação. Nos meses seguintes, a empresa receberá o valor do aluguel diretamente do inquilino — e o proprietário pode usar o montante recebido como desejar.

Quais são as vantagens em relação ao empréstimo?

Ao entender como a antecipação de aluguel funciona, é possível ter uma ideia sobre o que a torna melhor que o empréstimo bancário, certo? Em relação a essa modalidade de crédito, a antecipação tem algumas vantagens relevantes.

Veja quais são os principais pontos!

Taxas menores

Ao contratar um empréstimo, é necessário fazer o pagamento de juros altos e que incidem mensalmente. Eles se acumulam ao longo do tempo de duração do empréstimo e fazem com que, ao final, o pagamento total seja muito maior que o valor recebido.

No caso da antecipação de aluguel, não existe nenhuma cobrança de juros. Como essa não é uma alternativa de empréstimo, o único pagamento é o desconto no momento da antecipação. Portanto, é uma opção mais barata.

Menos burocracia

Outro entre os benefícios ao locador que antecipa os aluguéis é a redução do nível de burocracia. Essa é uma modalidade com alta liquidez, que permite a concessão dos recursos após uma análise rápida do contrato de locação.

É diferente do empréstimo, que envolve uma análise de crédito completa do proprietário ou do imóvel e que exige um grande volume de documentos e dados. Como consequência, todo o processo — da solicitação ao recebimento do empréstimo — torna-se mais complexo.

Dinheiro na mão de modo rápido

Como a antecipação de aluguel não é burocrática, o tempo entre a solicitação e o recebimento dos recursos costuma ser menor. Uma vez que o contrato seja aprovado, é possível ter o dinheiro depositado na conta em até 2 dias. No caso de emergências, por exemplo, isso é especialmente útil.

Um empréstimo pessoal, por outro lado, pode levar dias ou mesmo semanas até que seja liberado. Diante da necessidade de atender a muitas condições diferentes, o resultado é que ter o dinheiro em mãos se torna uma tarefa mais difícil.

Redução dos riscos sobre a inadimplência

Quem aluga o próprio imóvel costuma se preocupar com a questão da inadimplência. Se o inquilino atrasar ou não pagar, o fluxo de recebimento do aluguel fica comprometido e pode afetar todas as finanças.

Com a antecipação, o problema deixa de existir. A empresa que antecipa os valores assume os riscos sobre a inadimplência e não realiza cobranças do proprietário caso haja algum atraso. Assim, é possível ter em mãos um dinheiro que poderia não ser recebido por conta da inadimplência.

Liberdade de uso do dinheiro

Quando você pede um empréstimo na modalidade financiamento, por exemplo, pode acontecer de o crédito ter o uso limitado por algumas condições. Com a antecipação de aluguéis, há completa autonomia quanto à utilização do dinheiro recebido na conta.

O locador pode usar o montante para reformar ou fazer um reparo de emergência no imóvel, para quitar outras dívidas ou para investir. Além disso, o valor pode ser dado como entrada de outro imóvel ou ser aplicado em outra alternativa do mercado financeiro, por exemplo.

Vantagens fiscais

O aluguel é um tipo de rendimento considerado tributável e que, portanto, envolve pagamento de Imposto de Renda. Na prática, isso aumenta o valor do tributo a ser quitado pelo proprietário. Com a antecipação de aluguel, é possível recorrer a um benefício fiscal totalmente legal.

Isso porque ele permite isenção de IR até um limite. Com isso, a alternativa é mais econômica não só por livrar você dos juros do empréstimo, mas também porque permite usufruir de um benefício previsto em lei.

Como aproveitar a antecipação de aluguel?

Considerando que a antecipação de aluguel é melhor que empréstimo, é interessante saber como explorar a alternativa. Para as imobiliárias, existe a chance de estabelecer uma parceria com uma empresa que ofereça a solução.

Isso permite garantir mais liquidez para os locadores, além de estabelecer um diferencial em relação aos concorrentes. Tudo ocorre sem custos para a imobiliária, o que potencializa os resultados obtidos. Assim, os proprietários de imóveis terão interesse em fechar negócio com a empresa.

Como você viu, o empréstimo não é a única e nem a melhor opção para ter dinheiro na mão. Para os proprietários de imóveis que possuem inquilinos, a antecipação de aluguéis é um caminho conveniente e que pode oferecer diversas vantagens!

Para conhecer mais essa solução e aproveitar todos os benefícios, entre em contato conosco da Bold Finance e conheça o que oferecemos!