Sua imobiliária está preparada para o futuro?

A economia é bastante dinâmica e os diferentes segmentos de mercado precisam se adaptar rapidamente às mudanças. Com o setor de compra, venda e aluguel de imóveis não é diferente. Nesse sentido, sua imobiliária está pronta para o futuro?

A transformação digital já chegou para esse tipo de negócio e, junto às mudanças provocadas pela COVID-19, fez o setor imobiliário repensar diversos fatores. Entre eles, a forma de atendimento, a infraestrutura de imóveis e incorporações e a busca por diferenciais no mercado.

Quer descobrir como será a imobiliária do futuro e quais adequações são necessárias para não perder clientes? Confira as informações deste post!

 

Presença online

Apesar de a implementação de sites para anúncio de imóveis já ser um fator consolidado nas imobiliárias, é preciso entender que não basta apenas ter uma página digital. A imobiliária do futuro precisa investir em um canal completo.

Isso porque os clientes buscam pelos imóveis na Internet. Assim, o site precisa ser amigável e ter uma boa navegação. Além disso, deve se adequar não apenas para as telas de computadores, mas especialmente para os smartphones.

A ideia é oferecer uma experiência e usabilidade de qualidade para que o seu cliente permaneça na sua página e entre em contato com a empresa. Além disso, é fundamental ter todas as informações e fotos de alta resolução.

Afinal, para que haja um interesse em visitar o imóvel é essencial que ele seja atrativo à primeira vista. E isso ocorre no site da imobiliária. Logo, amplie sua divulgação e forma de se relacionar com o cliente aproveitando o potencial das redes sociais e de aplicativos próprios.

 

Processos digitais

Como você pode notar, a imobiliária do futuro precisa investir em seus canais online. Mas quando se fala em tecnologia para esse setor, é possível ir além. É preciso pensar que os clientes estão exigentes e tudo o que puder ser feito de forma remota pode contar pontos para o seu negócio.

Nesse contexto, adotar as visitas virtuais aos imóveis é uma estratégia para aprimorar ainda mais a experiência do seu cliente. Além de considerar que as pessoas estão familiarizadas com o ambiente online,  essa é uma medida que ganhou força com a pandemia do novo coronavírus.

Desse modo, caso a pessoa se interesse pelo imóvel, é possível partir para a próxima etapa que é a visita presencial. Caso não seja o que ela procura, é uma forma de ganhar tempo, visto que a rotina dos clientes e da empresa pode ser otimizada.

Por último, os processos online devem ser incorporados também na parte da documentação, depois que o negócio estiver fechado. Implementar, por exemplo, o contrato digital com assinatura eletrônica será um diferencial para sua imobiliária.

 

Foco no cliente

Preparar sua imobiliária para o futuro, como foi mostrado nos tópicos anteriores, é otimizar os processos digitais com foco no cliente. Com a Internet e a facilidade para encontrar imóveis de diferentes imobiliárias, ele tem mais opções para escolher — assim, se torna mais seletivo.

Nesse ponto, sua empresa deve estar pronta para atender com qualidade. Então, é necessário treinar a equipe para que possa se relacionar bem com o público. Disponibilize, ainda, diferentes formas de contato online para que ele possa conversar e tirar todas as dúvidas.

Afinal, o processo de compra ou aluguel de imóveis pode ser demorado. As pessoas analisam todos os detalhes e precisam de um atendente disponível para que possam tomar uma decisão acertada. E a qualidade no atendimento deve ser uma constante, mesmo depois que o cliente fecha negócio.

 

Flexibilização de contratos

Quando se trata das transformações da imobiliária que mira o futuro, uma questão importante é nas modificações das condições de negócio. A COVID-19 evidenciou ainda mais a insegurança de pessoas que têm receio de se manter por um longo período em um aluguel para não pagar multas.

Assim, oferecer uma flexibilização nos contratos de aluguel pode ser útil para que sua imobiliária aumente a base de clientes. Negociações com períodos menores, por exemplo, podem ser um chamariz para que o cliente feche o negócio.

Além da pandemia, há ainda a questão de que as novas gerações nem sempre têm a visão de se manter a vida toda em uma mesma casa ou no mesmo emprego. Elas buscam qualidade de vida e satisfação pessoal e, desse modo, estão prontas para mudar com mais frequência.

 

Adaptações em imóveis e condomínios

Além das mudanças para atender às exigências dos clientes, o setor imobiliário precisa se transformar em relação à infraestrutura de imóveis e condomínios. Os novos tempos mostraram a necessidade da inclusão de:

  • home office, devido à disseminação do trabalho remoto com a pandemia;
  • espaço para o recebimento de delivery;
  • área voltada para quem tem pets;
  • espaços verdes e adequados para lazer e prática de exercício físico.

Por isso, vale a pena se atentar a essas questões e buscar oferecer aquilo que seu público-alvo procura.

 

Parcerias para adiantamento de aluguéis

Por fim, é preciso oferecer um diferencial para o proprietário que escolhe sua imobiliária para alugar o imóvel — como a antecipação de recebíveis. E seu negócio, por outro lado, pode se destacar realizando parceria com empresas de adiantamento de aluguéis.

Com ele, o proprietário vende à empresa os direitos de recebimento de aluguéis. Em contrapartida, recebe um adiantamento de até 12 meses de locação, com deságio. Logo, é uma maneira de o seu cliente ter dinheiro na mão de modo rápido e seguro.

Ao oferecer a antecipação, você promove a chance de se obter recursos de maneira ágil e com vantagens. O dinheiro é depositado de uma vez, sem burocracia e o cliente não fica preocupado com a inadimplência, pois transfere o risco de inadimplência à empresa.

Assim, você garante maior liberdade para que o seu cliente utilize os seus recursos, que recebidos de uma só vez. E sua imobiliária se destaca no mercado e se prepara para um futuro promissor ao oferecer essa condição especial aos proprietários de imóveis.

Agora você já sabe quais adequações é preciso fazer na sua empresa para preparar a sua imobiliária para o futuro. Na busca por se destacar no mercado, considere oferecer atrativos ao cliente — como o adiantamento de aluguéis!

Neste artigo, falamos da importância de oferecer um atendimento de qualidade. Veja aqui como motivar sua equipe de locação para fechar mais negócios!

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