Bold Finance
Faça uma simulação e descubra

Solução financeira nas imobiliárias: como oferecer sem recorrer a banco e financeiras?

Contar com uma solução financeira nas imobiliárias pode ser um diferencial para todas as partes envolvidas no negócio. Isso inclui a própria empresa, os corretores, proprietários, compradores e inquilinos. Todavia, cada tipo de serviço pode ser direcionado a públicos específicos.

Uma limitação que surge nesse momento é que muitas soluções são oferecidas apenas por bancos e financeiras. Por conta disso, nem sempre elas são realmente vantajosas ou atendem as demandas do público.

Assim, vale a pena conhecer as opções que vão além do tradicional. Quer saber mais? Continue a leitura e descubra como ter acesso a uma solução financeira diferenciada na imobiliária!

Quais são as soluções financeiras mais conhecidas nas imobiliárias?

As principais soluções financeiras disponíveis em imobiliárias são ligadas à concessão de crédito. Os empréstimos com garantia de imóvel e os financiamentos costumam ter grande procura nas negociações.

Assim, muitas imobiliárias firmam parcerias que visam facilitar o acesso ao crédito, intermediando o processo. Considerando que ele envolve algumas burocracias, esse é um diferencial para os clientes que buscam mais praticidade.

Porém, quando o objetivo não é comprar um imóvel, nem há intenção de dar o bem em garantia para um empréstimo, quais são as soluções? Essa é uma dúvida comum e os serviços disponíveis nem sempre são conhecidos.

Como ter acesso a soluções sem recorrer aos bancos e financeiras?

Quando se trata de serviços financeiros, é comum associar aos bancos e outras instituições especializadas em empréstimos e financiamentos, certo? O principal motivo é que as operações são recorrentes e bastante divulgadas. Logo, se tornam mais conhecidas.

Entretanto, é importante saber que é possível expandir as oportunidades com soluções diferenciadas. Por exemplo, com a antecipação de aluguel. Ela funciona como um adiantamento para o proprietário do que ele receberia ao longo do contrato.

O adiantamento proporciona uma cessão de créditos oriundos do contrato de locação. Assim, a empresa que faz a antecipação terá o direito de receber os valores do inquilino, repassados pela imobiliária. Já o proprietário recebe o total à vista, mediante desconto.

A alternativa pode ser usada por proprietários que têm planos para utilizar o capital, substituindo empréstimos e financiamentos. Mesmo com o desconto, ele pode ser mais vantajoso devido às suas características em relação ao Imposto de Renda.

Como não se trata de um empréstimo ou financiamento, os custos são menores e o processo menos burocrático. Além disso, quando feito em parceria com imobiliárias, a empresa também é beneficiada com a solução.

Quais as vantagens da antecipação do aluguel?

Você já aprendeu que quando se fala em solução financeira no mercado imobiliário, o tema não se limita aos bancos. Porém, provavelmente ainda tem dúvidas sobre os benefícios que a antecipação de aluguéis pode trazer.

Um dos pontos interessantes é que tanto locadores quanto imobiliárias e corretores podem aproveitar as vantagens. A seguir, você descobrirá quais são elas:

Para locadores

Os proprietários dos imóveis usufruem diversos benefícios ao contar com a antecipação de aluguel. O principal é a possibilidade de receber o dinheiro antecipado para investir como quiser. Mas existem outros que você pode avaliar.

Veja!

Recebimento à vista e flexível

O recebimento do valor do aluguel pode englobar diferentes períodos, conforme o interesse do proprietário. Caso deseje antecipar apenas 3 meses, por exemplo, é possível. Não é necessário se obrigar com o valor total relativo ao ano, caso não prefira.

Isso pode facilitar o planejamento financeiro, ajudar no fluxo de caixa e dar mais previsibilidade ao orçamento.

Não há limites de antecipações

O proprietário pode contar com mais de uma antecipação dentro do mesmo contrato, seguindo sempre o prazo. Ou seja, se você recebeu 12 meses de aluguel antecipado, poderá solicitar o serviço novamente após o período.

E quem possui mais de um imóvel pode aproveitar o benefício nas diversas locações ativas. Basta que o contrato seja aprovado na análise feita pela empresa.

Sem risco de inadimplência

Você já se preocupou com eventuais atrasos no pagamento do aluguel pelo inquilino? Eles podem impactar o seu planejamento financeiro e, até mesmo, trazer dificuldades no orçamento. Ao antecipar os aluguéis, você cede o crédito e não corre mais riscos de não receber o valor.

Isso porque a empresa que recebe o direito ao crédito é que assumirá todos os riscos envolvidos em relação ao pagamento. Ou seja, você terá muito mais tranquilidade financeira.

Isenção do Imposto de Renda

Os aluguéis são rendimentos tributáveis e exigem o recolhimento do imposto sempre que ele ultrapassar os limites de isenção. Já a antecipação, para pessoas físicas, permite que os valores cedidos fiquem isentos até o limite estabelecido pela legislação.

Considerando que a alíquota do tributo do aluguel pode chegar a 27,5%, o total pago à Receita Federal pode ser elevado. Ou seja, parte do retorno obtido com o seu investimento não será aproveitado. Assim, mesmo com o desconto da antecipação, o custo ainda pode ser mais atrativo.

Não exige garantia

As soluções financeiras em imobiliárias costumam exigir algum tipo de garantia para conseguir oferecer taxas atrativas e mais vantagens. No caso da antecipação, você fica livre de qualquer restrição em seu imóvel. É possível receber o crédito e ainda ficar livre para eventuais negociações.

Para a imobiliária e corretores

Também existem vantagens para as empresas imobiliárias e para corretores parceiros. Entenda as principais!

Mais produtos para os clientes

Ao firmar parcerias para antecipar o aluguel, a imobiliária consegue ampliar as oportunidades de negócio. Afinal, esse é um diferencial importante para oferecer aos clientes. Eles terão uma nova opção para receber o pagamento: a quitação à vista.

A estratégia consegue melhorar a experiência ofertada e pode servir como forma de atração e fidelização. Em longo prazo, isso pode aumentar significativamente a base de clientes e o portfólio de imóveis disponíveis.

Ganho de comissão e premiação

As parcerias têm como objetivo uma ajuda mútua. Nesse caso, a imobiliária indica clientes para fazer a antecipação de aluguel e, em troca, recebe comissões. Já os corretores recebem prêmios por indicação dos clientes. Logo, é uma oportunidade para aumentar os rendimentos do negócio.

Como você viu, ter uma solução financeira na imobiliária não exige, necessariamente, a participação de bancos e financeiras. É possível encontrar outras soluções interessantes e vantajosas tanto para a empresa quanto para os clientes, como a antecipação de aluguel.

Quer mais detalhes sobre como funciona o serviço? Acesse nosso site e conheça os benefícios da Bold Finance!