A Internet está cada vez mais presente nas relações de consumo. Sendo assim, empresas de diferentes segmentos precisam adotar estratégias para se relacionar com o público nos meios digitais. Não é diferente no setor imobiliário.
Ter presença online ajuda a mostrar seus diferenciais e atrair mais clientes. Nesse cenário, quem atua no setor de imóveis precisa aproveitar todo o potencial do ambiente online para se destacar —especialmente o alcance das redes sociais.
Você busca compreender melhor a importância de explorar os espaços digitais? Acompanhe nosso post, entenda como o setor das imobiliárias podem ter ganhos com o uso das redes sociais e conheça estratégias de marketing para o seu negócio!
Como o ambiente digital modificou o comportamento dos consumidores?
Cada vez mais as pessoas utilizam o smartphone ou o computador para pesquisar por produtos e serviços de setores variados. Com alguns cliques, os consumidores têm acesso a diferentes empresas e podem tomar a melhor decisão de compra.
Com isso, tornaram-se mais exigentes, escolhendo serviços de empresas que apresentem um site com boa navegação, design agradável e funcionalidades importantes. Assim, a página digital de um negócio se tornou seu cartão de visita.
No caso do setor imobiliário, o ambiente digital proporcionou uma série de facilidades. Por exemplo, permitindo que os interessados em alugar ou comprar um imóvel pudessem fazer uma pesquisa apurada sem sair de casa.
A tecnologia permitiu colocar imagens em alta resolução dos imóveis disponíveis. Possibilitou, ainda, o uso de filtros inteligentes — como bairro de preferência, tipo de imóvel, número de cômodos, entre outros detalhes.
Além de fatores que podem atrair mais clientes para a sua imobiliária, as soluções digitais otimizam diversas outras atividades desse setor. Um exemplo é a possibilidade de assinar contratos online, por meio da certificação digital.
Assim, são processos que trazem mais comodidade para o seu público e destaca a sua imobiliária nesse mercado — no qual a concorrência é alta.
Qual a importância de ter uma presença online no setor imobiliário?
Por conta desses fatores, é essencial que o gestor de imobiliária invista em sua presença digital. Ter um site completo é essencial para fortalecer sua marca e mostrar seus serviços. Com isso, o público pode conhecer não apenas os imóveis disponíveis.
Ele também entra em contato com outros possíveis diferenciais da sua empresa. Afinal, como você viu, os consumidores estão mais exigentes e — quando se trata de negociação envolvendo imóveis — eles precisam ter certeza de que a imobiliária é de qualidade.
É possível transmitir essa primeira impressão do seu negócio com o investimento em seu site e com uma presença ativa nas redes sociais. É o caso do Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube e outras — depende de onde se público se encontra.
Como as imobiliárias podem usar as redes sociais?
As pessoas, de diferentes perfis, estão nas redes sociais e passam muito tempo navegando nesse ambiente. Mais do que apenas uma plataforma de interação para conferir novidades, vídeos e fotos dos amigos, elas também se tornaram um canal importante para os negócios.
Sendo assim, é imprescindível que a sua imobiliária crie um perfil profissional nas principais redes. Você pode utilizá-las para:
- mostrar seus serviços e diferenciais no mercado;
- divulgar e fortalecer sua marca;
- anunciar imóveis;
- divulgar conteúdos;
- interagir com os usuários.
Importância da interação nas redes
Usar as redes sociais é uma ação de marketing em que é preciso olhar os usuários como possíveis clientes. Então não basta criar um perfil somente: é preciso alimentar a página de acordo com uma estratégia específica.
Nesse sentido, a interação é essencial. Logo, sempre responda a qualquer tipo de comentário e questionamento (mesmo os negativos). Com isso, você passa a conhecer melhor o seu público e pode desenvolver materiais para as redes que sejam de interesse dessas pessoas.
Assim, fica mais fácil aumentar seu número de seguidores e potenciais clientes. Além disso, as redes oferecem diferentes ferramentas. É possível fazer uso de lives, por exemplo, para anunciar o lançamento de um empreendimento ou a realização de parcerias.
Vale a pena divulgar seus diferenciais nas redes para atrair atenção. Ter, por exemplo, uma empresa que garante a antecipação de aluguéis como parceiro é uma facilidade importante para ser mostrada e converter novos proprietários para sua imobiliária.
Muitas estratégias podem ser usadas para aumentar o alcance orgânico nas redes, sem pagar por divulgação. Por exemplo, conseguindo que usuários compartilhem um imóvel para venda ou locação do seu perfil na rede social — aumentando ainda mais o alcance.
Para isso, sua rede social deve ser dinâmica, com postagens constantes de textos, imagens e vídeos, e que tenha foco na interação com o público. E, claro, você também poderá prospectar mais clientes utilizando os anúncios pagos nas redes sociais.
Quais outras estratégias devem ser adotadas para aproveitar o potencial dos meios digitais?
Além do potencial das redes sociais, o setor imobiliário pode aproveitar outras estratégias para se destacar da concorrência nos meios digitais. Uma delas é a produção de conteúdo.
E por que essa tática é importante? Como você viu, as pessoas buscam os produtos e serviços pela Internet. Utilizam, dessa forma, motores de busca, como o Google. Então é importante saber como fazer sua empresa aparecer para um possível cliente.
No marketing de conteúdo a ideia é produzir materiais, nas redes e no seu site com temas que sejam de interesse da sua audiência. Com uma produção constante e que utilize as palavras-chaves mais buscadas pelo seu público, você consegue as primeiras posições no Google.
Mas atenção: é necessário produzir conteúdo de qualidade, utilizando as estratégias corretas para obter os primeiros lugares. Com isso, você leva seu potencial cliente para seu perfil e demonstra que tem autoridade em sua área.
O mais interessante é que os materiais produzidos para o seu blog podem alimentar suas páginas nas redes sociais e ainda seu e-mail marketing. Com isso, é viável tornar mais completa suas ações de marketing no meio digital.
Agora você já sabe como a Internet modificou o comportamento dos consumidores e de que forma o setor imobiliário pode tornar sua marca mais forte no ambiente online. As redes sociais têm um bom alcance e não podem ficar de fora das estratégias de marketing da sua imobiliária.
Quer ter um diferencial forte e ganhar destaque no setor imobiliário? Conheça a Bold Finance e descubra como a nossa parceria pode aumentar a captação de clientes o faturamento do seu negócio!