Como fazer pesquisa de satisfação na sua imobiliária?

Você sabe que o seu negócio está no caminho certo quando seus clientes estão satisfeitos com seu trabalho. Mas como é possível obter essa informação? Uma das alternativas para isso é a realização de uma pesquisa de satisfação.

Essa ferramenta é cada vez mais usada para medir a qualidade da prestação do serviço ou de um produto. Assim, a partir dos resultados é possível fazer melhorias visando otimizar o desempenho. Contudo, podem surgir dúvidas sobre como aplicar a estratégia no mercado imobiliário.

Por isso, vale a pena conferir este conteúdo. Nele, você entenderá a importância de aplicar essa ferramenta na sua imobiliária e como fazer isso.

Continue a leitura e confira!

 

O que é a pesquisa de satisfação?

Antes de saber a importância da pesquisa de satisfação na sua imobiliária, é interessante compreender exatamente o que ela significa. Essa ferramenta tem como objetivo receber o feedback dos clientes sobre o produto ou serviço oferecido, por meio de um questionário.

No caso da imobiliária, é possível mensurar a impressão média sobre o atendimento em geral. Assim, ela engloba questões que vão desde a abordagem, passando pelas negociações até o fechamento e o pós-venda.

Se bem formulada e utilizada corretamente, a pesquisa de satisfação é uma boa ferramenta para medir e comparar resultados.

 

Para que serve?

Como você conferiu, a pesquisa de satisfação coleta dados importantes que podem ser usados para melhorar o desempenho da imobiliária. Nesse sentido, é necessário ter consciência de que os clientes não procuram a empresa apenas para negociar a compra ou o aluguel de um imóvel.

Eles também desejam aproveitar toda a experiência do seu serviço. Logo, quanto melhor o atendimento, maior a satisfação. Portanto, para que você possa fazer as melhorias e correções necessárias, é preciso ter o feedback do cliente. E a pesquisa de satisfação é o meio de conseguir esse retorno.

 

Qual é a importância da pesquisa de satisfação em uma imobiliária?

Após entender mais o que é e para que serve, é necessário compreender a importância dessa ferramenta. Por meio dela, se torna viável saber o nível de satisfação do consumidor por meio da pesquisa.

Além disso, utilizar essa ferramenta e aplicar as melhorias necessárias, promove o crescimento do negócio de maneira sustentável. Isso acontece tanto pelo aumento da qualidade do serviço quanto pelo impacto positivo da imagem da marca.

Vale destacar, ainda, que o principal sentimento que uma imobiliária deve transmitir ao seu cliente é o de confiança. Afinal, é comum que as transações imobiliárias envolvam valores altos e troca de dados confidenciais. Ademais, se relacionam com os sonhos e desejos dos clientes.

Portanto, se sentir seguro é essencial para que o cliente confie na empresa. Um atendimento de qualidade e que gere satisfação, então, ajudará a desenvolver essa relação nas negociações da sua imobiliária.

 

Como fazer pesquisa de satisfação em imobiliária?

Agora que você entendeu mais sobre a pesquisa de satisfação e como ela é importante para o crescimento da sua imobiliária, chegou o momento de saber como usar essa ferramenta.

A seguir, confira o passo a passo!

 

Crie o questionário

O ponto de partida é criar um questionário, que deve conter perguntas objetivas, curtas e que sejam de fácil compreensão. Considere que o cliente deverá dedicar um tempo para respondê-las. Se forem longas e complicadas, ele pode perder a paciência e desistir de participar da pesquisa.

Ademais, questões muito complexas podem gerar respostas de dupla interpretação, o que não será muito útil. Em contrapartida, um questionário muito simples, com respostas “sim” e “não”, pode ser excessivamente superficial, fazendo com que ele não ajude a desenvolver estratégias de melhorias.

Portanto, deixe espaço para que o consumidor também exponha as suas considerações. Outro ponto fundamental é prestar atenção para revisar o questionário e evitar que ele tenha erros gramaticais e construções confusas, pois isso pode gerar uma má impressão.

 

Considere as perguntas que não podem faltar

Independentemente de qual seja o segmento da empresa, existem algumas perguntas que devem ser feitas. Com o ramo imobiliário, isso não é diferente.

Essas questões são capazes de oferecer uma boa base de feedback dos clientes. Veja quais são, a seguir:

  • Como você está se sentindo em relação ao tratamento ofertado pelo nosso corretor/imobiliária?
  • Suas dúvidas foram sanadas como você esperava?
  • O que acha da carteira de imóveis que foi apresentada? Ela atendeu às suas expectativas?
  • Na sua opinião, o que pode ser feito para melhorar o nosso atendimento?

Também vale a pena fazer adaptações e incluir mais questões para enriquecer o questionário e aumentar o seu potencial de resultados.

 

Envie a pesquisa

Para que o objetivo da pesquisa seja concretizado com sucesso, é importante saber o momento ideal para enviar o questionário. Nesse caso, é desejável que o envio seja feito logo após o fechamento do negócio, seja compra ou locação.

Isso porque é interessante que a memória do cliente esteja fresca para lembrar detalhes que podem fazer a diferença. Essa prática também aumenta as chances de que o consumidor responda às questões.

 

Organize as informações

Após receber as respostas do questionário, é a vez de tabular as informações. Ou seja, organizá-las de forma que possibilite uma melhor análise de dados. Para isso, você pode usar o Excel, um software específico ou contratar uma empresa especializada.

Além disso, é necessário escolher uma periodicidade para analisar os dados. Por exemplo: quinzenal, mensal, trimestral ou, até mesmo, anualmente. Essa decisão deve ser baseada nas características do seu negócio para saber qual estratégia é mais alinhada. 

Uma imobiliária de grande porte, por exemplo, pode ter que analisar os dados com maior frequência do que uma com menor número de fechamentos de negócios.

 

Crie um plano de ação

Ao ter uma visão de como seus clientes se sentem em relação à imobiliária, é possível criar um plano de ação para melhorias. Afinal, essa é uma das intenções quando se faz uma pesquisa de satisfação.

Para a elaboração desse material, você pode considerar:

  • os erros que não podem ser tolerados;
  • as estratégias para evitar as falhas;
  • os treinamentos que deve fazer para melhorar;
  • o cronograma para a implementação das novas estratégias.

Ao longo deste post, você entendeu que a pesquisa de satisfação é uma das ferramentas usadas para criar um plano de melhorias para a sua imobiliária. A vantagem é que, com o suporte da tecnologia, ela pode ser facilmente aplicada, trazendo uma alternativa prática para receber o feedback dos seus clientes.

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