Ao alugar um imóvel, é fundamental se atentar a alguns pontos para que ele seja bem procurado e interesse mais locatários. Nesse sentido, existem detalhes que fazem o aluguel acontecer mais rápido, trazendo vantagens.
Ao pensar nisso, muitos proprietários imaginam que é preciso gastar com reformas e anúncios. Apesar de esses pontos também atraírem mais interessados, você pode tomar algumas atitudes sem ter tantos custos.
Quer saber como diferenciar o seu imóvel e alugá-lo mais rápido? Então confira as dicas a seguir e aprenda!
Mantenha o preço competitivo
Um dos fatores mais relevantes para quem aluga um imóvel é o preço. Para o locatário, ele é um compromisso mensal e que afeta diretamente todo o orçamento da família. Logo, quanto mais baixo melhor para ele.
Contudo, para o proprietário, o preço cobrado pelo aluguel deve compensar o investimento no imóvel e trazer uma renda passiva. Então para ele o valor deve ser o mais alto possível. Como você viu, é preciso encontrar um ponto de equilíbrio entre as duas visões.
A dica aqui é verificar outros imóveis com características parecidas e saber quanto eles cobram de aluguel. Assim você terá uma ideia do valor de mercado praticado e poderá ter um ponto de partida para definir o seu preço.
Mas lembre-se de que alguns fatores alteram esses preços. O primeiro deles é a região em que o seu imóvel está localizado. Também é preciso considerar pontos de referência, vias de acesso e outros detalhes que podem valorizar ou desvalorizar seu imóvel.
Outra estratégia é definir o preço de aluguel proporcionalmente ao valor de mercado do seu imóvel. Entretanto, não há uma porcentagem definida para isso. Para ajudar, o ideal é contar com suporte profissional no momento da avaliação.
O que você deve ter em mente é que o seu preço precisa atrair interessados em comparação à concorrência. Ele não pode ser muito baixo, pois você deve ter uma remuneração justa pelo uso do seu imóvel, mas também é preciso ter um valor competitivo.
Foque na conservação do imóvel
Ao buscar um imóvel para alugar, é comum que os interessados agendem uma visita ou, pelo menos, peçam fotos detalhadas do local. Logo, é fundamental que você invista na conservação do bem e de todos os pertences.
Um imóvel com uma boa apresentação e sem problemas atrai mais interessados. Afinal, os locatários saberão que não precisarão ter custos com reparos e reformas. Ainda que você baixe o preço por conta dos problemas, o trabalho de ter que fazer isso por conta já afasta muitas pessoas.
É preciso lembrar que um imóvel pode ficar alguns meses sem moradores até que um locatário se interesse. Desse modo, a sujeira e outros problemas podem se acumular, principalmente se você não fizer visitas constantes.
Então a conservação não diz respeito somente a reparos e consertos, mas também trata de limpezas periódicas e visitas regulares. Observando o imóvel regularmente é possível identificar problemas antes que eles se tornem maiores.
Questões como infiltrações, ressecamento de acabamentos, pontos de mofos, problemas elétricos e outros podem se desenvolver com o tempo. Mesmo que você tenha deixado o imóvel em perfeitas condições, é fundamental ter cuidado.
Uma boa impressão do local e do cuidado tomado para conservar o bem é um fator decisivo no aluguel. Ao observar pontos com problemas, ainda que o proprietário se prontifique a arrumá-los, o locatário pode ficar receoso.
Conheça o público interessado
Outro fator que traz um diferencial para o aluguel é a adequação ao público que provavelmente está interessado em alugá-lo. Ou seja, você deve pensar como a propriedade cumpre as expectativas e necessidades dos locatários daquela região.
Um exemplo comum são os imóveis próximos de universidades e outras instituições de ensino. Geralmente, eles são visados por estudantes que moram sozinhos ou com colegas.
Assim, preparar o imóvel com diferenciais para essas pessoas é um destaque e fará o aluguel ocorrer mais rapidamente. Soluções mobiliadas, com eletrodomésticos e com serviços de internet e TV inclusos são exemplos.
Já aqueles imóveis mais afastados de grandes centros geralmente são buscados por famílias que querem uma vida mais tranquila. Portanto, focar em preparar o bem com opções de lazer e áreas abertas pode atrair mais pessoas.
Então se lembre de considerar a sua propriedade e a região em que ela está localizada para definir um público interessado. Com essas informações você poderá trazer diferenciais que farão o seu imóvel se destacar dos demais.
Invista em melhorias
Para atrair mais interessados você também pode investir em melhorias no seu imóvel. Isso vai além da conservação e do cuidado com o bem. Elas dizem respeito a soluções, facilidades e outros itens que o bem pode ter.
Isso é ainda mais importante em imóveis antigos. Como os eletrodomésticos e móveis evoluíram com o tempo, eles podem requerer algumas instalações e ferramentas diferenciadas.
Um exemplo comum desse aspecto é a instalação elétrica e hidráulica. Máquinas de lavar com secagem automática, chuveiros elétricos mais potentes, chaleiras e outros itens podem necessitar uma fiação diferenciada.
Apesar de essa instalação ser comum em imóveis novos, aqueles mais antigos podem não ser adequados a essas soluções. Por isso, é importante pensar nessas questões e avaliar se elas serão viáveis ao seu imóvel.
Ademais, algumas benfeitorias também podem ser pensadas. Áreas de lazer, espaço gourmet e cômodos integrados são características que atraem mais locatários.
Conte com bons profissionais
Finalmente, um diferencial importante para o seu imóvel são os profissionais e empresas envolvidas na negociação: corretores e imobiliárias. Eles podem dar dicas sobre o bem de acordo com a experiência que têm no mercado.
Também são os profissionais que fazem avaliações e definem um preço justo e competitivo para a locação. Claro que a sua opinião será considerada e quem decidirá o valor final é o proprietário. Contudo, lembre-se de que é preciso considerar a concorrência.
Esses profissionais já possuem experiência de preço e sabem fazer contratos adequados a esse negócio, além de conhecer as normas legais sobre a locação. Questões como garantias, multas, prazos e pagamento devem constar no documento.
Por fim, eles podem trazer soluções interessantes e diferenciadas para você — como a antecipação de recebíveis. Com ela, o proprietário recebe os valores do aluguel em uma só vez e a imobiliária fica responsável pela cobrança posterior do inquilino.
Pronto! Agora você já sabe como trazer destaque ao seu imóvel para alugar. Seguindo essas dicas será possível adequar o seu imóvel comercial, apartamento ou casa para atrair mais pessoas, além de garantir a satisfação dos interessados na locação.
Quer entender como funciona a antecipação de aluguel? Então confira tudo o que precisa saber sobre isso!