Bold Finance
Faça uma simulação e descubra

Como agilizar o processo de locação de imóveis? Descubra!

A locação de imóveis é um processo que não exige uma quantidade de recursos tão elevada quanto a compra ou a venda. Ainda assim, o proprietário ou a imobiliária podem se deparar com uma demora na execução dos trâmites. Para lidar com isso, o ideal é buscar soluções para dar agilidade.

Cada uma das partes pode adotar medidas que são úteis para tornar todas as etapas da locação mais ágeis. Entre as alternativas, a antecipação de aluguel pode oferecer uma grande ajuda — e você saberá como isso funciona.

Continue a leitura e entenda como agilizar a locação de imóveis tanto por parte do proprietário quanto da locadora!

Como o locador pode locar o imóvel mais rapidamente?

Ser capaz de alugar o próprio imóvel com agilidade garante o recebimento dos aluguéis em menos tempo. Com isso, é possível complementar a renda, além de evitar que o imóvel passe por uma depreciação prolongada.

No caso do locador, colocar algumas dicas em prática pode ajudar. Confira!

Realizar melhorias no imóvel

Dependendo do tipo de imóvel e de suas condições, fazer melhorias pode ser essencial para atrair a atenção dos interessados. Como estamos falando de locação de imóvel, não é necessário realizar grandes mudanças.

Porém, vale a pena deixar o imóvel pronto para morar. Corrigir vazamentos ou fazer uma boa pintura são ações que valorizam o espaço e o tornam mais funcional para o morador — aumentando a chance de conseguir um inquilino.

Precificar corretamente

Definir o valor que será cobrado no processo de locação também é fundamental para aumentar as chances de conseguir os resultados esperados. É importante considerar a região, o tamanho do imóvel e suas características de estrutura que podem fazer parte do preço.

Além disso, considere outros valores, como a taxa condominial e o IPTU. Às vezes, vale a pena cobrar menos do aluguel para compensar o condomínio que será incidente no acordo entre as partes. Afinal, muitos interessados desistem do processo ao se deparar com uma taxa muito alta.

Ao precificar, é interessante definir um valor com espaço para negociação. Dependendo da situação, isso poderá ser um atrativo para o futuro locatário.

Contar com ajuda profissional

É indispensável ter apoio de quem mais entende do mercado, o que significa recorrer a uma imobiliária. Com a atuação dessa empresa, é possível garantir que o processo de locação aconteça de maneira legalizada.

A atuação desse time fará com que o contrato atenda a todas as regras da lei de locação de imóveis ou Lei do Inquilinato. Assim, pode-se ter amparo jurídico e evitar problemas futuros por cláusulas que não são permitidas.

Além disso, a imobiliária é capaz de alcançar um público maior, atraindo mais interessados no imóvel. Com mais oportunidades, cresce a chance de locar o imóvel de modo rápido.

Como a imobiliária pode agilizar a locação de imóveis?

Quando a imobiliária foca em acelerar o processo de locação, ela busca garantir mais satisfação para os proprietários. Isso pode gerar indicações para outros clientes e também leva a um pagamento antecipado das taxas devidas.

A seguir, veja como a empresa pode agir!

Oferecer atendimento personalizado

Ter um bom atendimento é uma das características indispensáveis para ser capaz de atrair proprietários que buscam ajuda sobre o processo de locação de imóveis. Além disso, é uma forma de conseguir mais satisfação e até de fidelizar clientes.

Portanto, convém ter um time que seja capaz de dedicar atenção exclusiva a cada proprietário. Também é importante manter a boa comunicação e a transparência, pois isso estimula a confiança e pode levar a um desempenho melhor sobre a captação de interessados em se tornarem inquilinos.

Anunciar o imóvel de forma persuasiva

Um dos diferenciais da imobiliária é o fato de a empresa ficar responsável pela divulgação de imóveis para a compra e para a locação. Para acelerar essa etapa e conseguir a assinatura do contrato mais rapidamente, é fundamental ter bons anúncios.

Eles devem ser apresentados para o público certo e nos canais ideais. Para completar, os anúncios precisam ter alta qualidade e incluir elementos atrativos — como imagens bem produzidas. Isso atrairá mais oportunidades e ajudará a fechar negócio.

Agregar mais valor com serviços exclusivos

Para que seja possível fechar o contrato com rapidez é necessário, em primeiro lugar, convencer o proprietário a escolher a imobiliária. Portanto, vale a pena usar soluções que gerem destaque em relação aos concorrentes.

Disponibilizar soluções exclusivas é outra estratégia interessante de chamar a atenção dos proprietários e iniciar mais rapidamente a relação. Como consequência, o processo de locação também pode ganhar velocidade.

Mais que apresentar diferenciais em relação à concorrência, é fundamental que o serviço agregue valor. A intenção é tornar o procedimento mais eficiente para todos, mostrando que a empresa se preocupa em atender diversas necessidades dos clientes.

Como a antecipação de aluguel pode ajudar na locação de imóveis?

Tanto para o proprietário quanto para a imobiliária, a oferta de antecipação de aluguel pode ser muito útil para acelerar a locação de imóveis. Essa solução é executada por uma empresa que antecipa para o locador um valor que varia de 1 a 12 meses de aluguel, com desconto.

O dinheiro é depositado diretamente na conta do locador. Depois, a empresa recebe os valores do aluguel diretamente do inquilino. Não se trata de um empréstimo e, sim, de uma cessão de crédito com antecipação de valores.

Para a imobiliária, a alternativa traz a chance de se diferenciar, atraindo o interesse do locador. Quanto mais cedo essa decisão for tomada, mais rapidamente a locação acontecerá. Também é possível receber uma comissão e prêmios por contratos fechados.

Para o locador, há benefícios ainda maiores. Um deles é a capacidade de obter recursos de modo prático. Além disso, há a eliminação do risco de inadimplência do aluguel e a chance de aproveitar benefícios no Imposto de Renda.

Como você pôde ver, acelerar o processo de locação de imóveis é vantajoso tanto para proprietários quanto para a imobiliária. No caso da empresa do mercado de imóveis, a antecipação do aluguel é um serviço que gera diferenciação e agrega mais valor — agilizando o processo de locação.

Para aproveitar essa solução de modo completo, entre em contato conosco da Bold Finance e fique à frente dos concorrentes!