Antecipação de aluguel: tudo o que você precisa saber!

Novas soluções financeiras são pensadas para atender a necessidades que surgem em diversos setores. No mercado imobiliário, as locações nem sempre cumprem as demandas de quem aluga e precisa de um retorno maior em menos tempo, por exemplo. Para mudar o cenário, existe a antecipação de aluguel.

Esse é um serviço que oferece benefícios para o locador, para a administradora ou imobiliária e para os corretores. Porém, deve ser realizado da maneira correta, por uma empresa que conheça e atenda às regras que regulamentam a prática.

Para saber como aproveitar essa alternativa do modo adequado, confira tudo o que você precisa saber sobre o adiantamento de aluguel neste post!

O que é a antecipação de aluguel?

Quando um contrato de locação é firmado, o proprietário do imóvel passa a ter o direito de cobrar o inquilino e receber o valor definido como aluguel. Na prática, o pagamento deve ocorrer mensalmente, durante a vigência do acordo.

No entanto, sem causar qualquer prejuízo ao inquilino, é possível fazer com que esses pagamentos sejam feitos de uma vez, antes do momento previsto. Isso acontece por meio da chamada antecipação de aluguéis.

Ela se baseia na venda do direito de receber os aluguéis para uma empresa especializada. Em troca, o negócio oferece o valor total do aluguel do período, com um desconto. Com o acordo firmado, a empresa passa a ter o direito de receber os pagamentos feitos pelo inquilino, e fica responsável pelo risco de inadimplência.

Como funciona o adiantamento de aluguel?

Para que ocorra a antecipação de aluguel, é preciso, primeiramente, que a imobiliária ou administradora seja parceria da empresa que oferecerá o serviço. O locador, então, deve manifestar interesse sobre a possibilidade de obter os recursos antecipadamente.

A companhia responsável por viabilizar a antecipação entrará em contato e fará uma avaliação do contrato de locação de imóvel, conferindo suas condições e os valores envolvidos. A resposta virá na forma de uma proposta, com um total que inclui a antecipação de 1 a 12 meses dos aluguéis futuros, dependendo do interesse de quem aluga.

Caso ocorra o aceite, o dinheiro é depositado na conta de uma só vez, ocorrendo normalmente no mesmo dia ou no máximo em poucos dias úteis após a assinatura do contrato digital. Não se trata de empréstimo e o locador não assume nenhum tipo de dívida nesse sentido.

Imóveis com mais de um dono podem passar pelo processo, com antecipação proporcional à parte de cada um. Conforme os aluguéis forem pagos, a imobiliária fica responsável por repassar os valores para a empresa de antecipação.

Para que serve?

Como o próprio nome revela, esse serviço tem a função de adiantar pagamentos que só seriam feitos ao longo dos meses. É uma maneira de transformar créditos que seriam recebidos a prazo em dinheiro à vista.

Portanto, o principal objetivo é alterar o fluxo financeiro, permitindo que quem aluga receba o montante logo após a proposta ser aceita e o contrato ser formalizado num processo 100% digital.

Quais são os benefícios para o locador que antecipa?

A antecipação de aluguel oferece diversas vantagens para quem é proprietário e aluga o imóvel. Primeiramente, há o fato de não ter que se preocupar com a inadimplência do inquilino.

Outro ponto importante é que a operação possui um benefício fiscal previsto em lei e, por isso, é isenta de Imposto de Renda.

Além disso, o fato de receber todos os valores de uma só vez garante mais liberdade e autonomia. Assim, o proprietário tem maior previsibilidade e tem a chance de usar os recursos para reformar o imóvel, quitar dívidas ou investir e buscar por mais retorno, por exemplo.

Para completar, o processo ocorre de modo digital e de maneira totalmente segura. Com rapidez e sem burocracia, portanto, pode-se obter o dinheiro em menos tempo.

Quais são as vantagens para imobiliárias e corretores?

Não são apenas os locadores que se beneficiam dessa alternativa. Por meio de uma parceria, as imobiliárias, as administradoras de imóveis e os corretores podem ganhar com a antecipação.

Para as imobiliárias e administradoras há o benefício de se tornar uma empresa mais completa, alinhada com as soluções digitais e capaz de oferecer diferenciais. Na prática, isso ajuda a captar mais proprietários e a fechar um número maior de contratos de locação.

Outro ponto está no fato de que a parceria não tem custo. Além disso, oferece suporte completo – como treinamento e material de divulgação para interessados. Como consequência, é possível unir forças para atuar no mercado imobiliário de maneira cada vez mais consistente.

As imobiliárias também ganham comissões por cliente que realizam a antecipação. Já os corretores e membros da equipe recebem premiações por indicações de imobiliárias e clientes que fecham contrato. A ideia é constituir uma relação ganha-ganha, na qual todos obtêm alguma vantagem com o processo.

A antecipação de aluguel é legal?

A antecipação de aluguéis possui amparo na lei, sendo uma opção perfeitamente viável aos locadores, desde que seja realizada por uma empresa especializada.

Mas atenção: isso não significa que é possível solicitar o adiantamento diretamente para o inquilino em um contrato de locação com garantia. Se o inquilino tiver apresentado um fiador, seguro fiança ou caução, por exemplo, é ilegal obrigá-lo a fazer o pagamento antecipado.

Portanto, o correto é buscar uma empresa especializada em oferecer esse serviço. Assim, não haverá nenhum problema em relação às leis aplicáveis – trazendo maior segurança à antecipação de aluguel.

Como você acabou de ver, a antecipação de aluguel pode trazer inúmeros benefícios para o locador e mais oportunidades para imobiliárias, administradoras e corretores. E, ao contar com uma empresa que ofereça qualidade e segurança no processo, pode-se aproveitar ao máximo essa oportunidade!