Alugar um imóvel de sua propriedade significa assumir um compromisso de longo prazo e que tem impacto direto na sua renda. Por isso, o ideal é que o processo transcorra de maneira tranquila. Entre os caminhos a seguir, é possível alugar com imobiliária ou de modo direto.
Cada alternativa apresenta pontos positivos e negativos, sendo que alguns aspectos prevalecem para quem busca segurança, praticidade e melhores resultados com o investimento. Por isso, é importante se preparar para tomar a decisão certa.
Na sequência, você saberá como é alugar de modo direto e com imobiliária e verá como escolher a opção ideal. Confira!
Como funciona o aluguel direto com proprietário?
A chamada locação direta com proprietário acontece quando locador e locatário firmam um acordo sem outros intermediários no processo. Ou seja, só você, como dono da propriedade, e o inquilino estão envolvidos no aluguel.
Essa forma de negociar sem o apoio de uma equipe imobiliária não é ilegal. A Lei do Inquilinato prevê que é permitido alugar imóvel sem, necessariamente, contar com uma empresa. O contrato permanece sendo o dispositivo mais relevante para que haja amparo jurídico.
A modalidade de locação direta pode apresentar algumas vantagens — como a redução dos custos, que teoricamente pode melhorar o seu recebimento como locador. Além disso, pode ajudar na negociação direta com o locatário e tornar a locação mais rápida.
Também é uma solução para ter mais flexibilidade e autonomia na condução da locação. Afinal, você pode escolher para quem alugar de forma direta, por exemplo.
Porém, há desvantagens — e a insegurança é um dos pontos principais. Se não houver a elaboração de um contrato de locação de imóvel por especialistas, tudo pode terminar com dores de cabeça e uma ação na justiça.
Ademais, sem apoio profissional, você será o único responsável por resolver qualquer problema que surja, o que pode demandar um alto nível de dedicação.
Também terá que ficar atento a diversas questões operacionais e de gerenciamento. Se tiver mais de uma propriedade, o problema se multiplica. Será necessário, por exemplo, registrar diversas datas, pagamentos, condições de acordos e outros processos.
Como funciona a locação com imobiliária?
A segunda alternativa é a locação com apoio da imobiliária. Nesse caso, a empresa atua no intermédio do aluguel de imóveis, servindo como uma ponte entre o proprietário e o inquilino que busca uma propriedade.
Essa é uma escolha que oferece diversos aspectos positivos. O primeiro ponto é a segurança. A empresa fica responsável por elaborar o contrato, de modo que ele esteja de acordo com a lei e que garanta a proteção necessária para ambas as partes.
A questão jurídica do acordo é muito importante para reduzir os custos e a burocracia geral. Dessa maneira, pode-se obter a melhor experiência, sem ter que se preocupar demais com as questões do tipo.
Além disso, a equipe imobiliária realiza uma avaliação completa dos candidatos a inquilinos. Assim, é possível reduzir a incidência de problemas durante a locação.
Outro ponto positivo diz respeito à praticidade para o proprietário. Os negócios imobiliários contam com equipes qualificadas e que cuidam de todas as questões operacionais. Então, pontos como a cobrança de aluguel e o acompanhamento dos prazos fica sob a responsabilidade do time escolhido.
Essa é uma forma de ter uma espécie de consultoria imobiliária contínua. O apoio dos profissionais especializados no assunto permite que o relacionamento com o inquilino seja mais tranquilo, ocorrendo de acordo com as expectativas.
Como desvantagem, alguns proprietários podem visualizar a cobrança dos serviços, o que poderia reduzir a rentabilidade do investimento no setor imobiliário. Porém, o custo corresponde a uma pequena porcentagem do valor do aluguel e representa um ótimo custo-benefício.
Qual é a melhor alternativa?
Ponderando aspectos positivos e negativos existentes nas duas possibilidades, o aluguel de imóveis feito com a imobiliária se destaca como a alternativa mais interessante.
Afinal, além de todas as vantagens apresentadas, é importante considerar que existe um alto nível de suporte por parte do time da imobiliária. Assim, no caso de qualquer dúvida, dificuldade ou problema é possível recorrer à equipe de corretores.
Isso simplifica bastante a relação entre locador e locatário, evitando o agravamento de qualquer dificuldade que possa surgir. Também é uma forma de se sentir amparado e com a certeza de que poderá contar com os especialistas quando precisar.
Além disso, a imobiliária é uma alternativa para ter mais segurança e praticidade. Você não terá que dedicar tanto tempo e energia para a locação. Se tiver diversas propriedades, economizará ainda mais esforços ao transferir as responsabilidades de gerenciamento.
Não menos importante, alugar com a imobiliária costuma acelerar o encontro de um inquilino. Graças à divulgação amplificada no mercado imobiliário, é mais fácil achar a pessoa certa para o seu imóvel. Na prática, isso reduz ou até evita a vacância.
Mais uma vantagem da imobiliária: a antecipação de aluguel
Ao investir no setor imobiliário, é comum que a liquidez seja um ponto de atenção. Afinal, aplica-se um valor consideravelmente maior e o recebimento do aluguel acontece aos poucos e ao longo do tempo. Em muitos casos, receber mensalmente pode limitar suas finanças.
Ao alugar com uma imobiliária, é possível solucionar a questão por meio da antecipação de aluguel. Essa alternativa permite que você receba o valor de 1 a 12 aluguéis de uma só vez, com desconto.
Para que o processo seja viável, o contrato de locação e suas garantias precisarão passar por uma análise. Além disso, a solução é oferecida por meio de imobiliárias parceiras, não sendo possível ter acesso a ele com a locação direta.
Portanto, escolher alugar com a imobiliária ainda traz como grande diferencial a chance de antecipar os aluguéis para usar o dinheiro da maneira desejada.
Considerando os pontos positivos e negativos, alugar com imobiliária é a melhor opção. Além de obter mais segurança, praticidade e apoio especializado, você poderá aproveitar a antecipação de aluguel. Então, vale a pena buscar uma empresa de confiança!
Quer ajudar outros proprietários a terem um processo de locação mais tranquilo? Compartilhe este artigo em suas redes sociais e marque seus contatos!