Bold Finance
Faça uma simulação e descubra

Vale a pena comprar imóvel para alugar?

Para muita gente, o valor recebido pelo aluguel de um imóvel é uma forma de ganhar a vida ou complementar a renda. Se você considera que essas são possibilidades interessantes e pensa em comprar um imóvel para alugar, hoje vamos te dar algumas dicas para ajudar nessa importante decisão.

Sem dúvidas, a compra de um imóvel é uma decisão que deve ser devidamente analisada. O futuro proprietário precisa considerar vários fatores, como o valor do investimento e o mercado imobiliário em sua região, além de realizar uma boa projeção de gastos e ganhos ao longo do tempo para saber melhor como se preparar e o que esperar.

Tudo isso é importante para que você tenha certeza de que comprar imóvel para alugar é algo que corresponde às suas possibilidades e expectativas. Por isso, preparamos este post para ajudar você a tomar uma decisão segura e tranquila!

Confira abaixo fatores que você precisa considerar em sua avaliação:

 

Faça uma projeção de ganhos com o imóvel

 

Comprar um imóvel para alugar é fazer um investimento. Demanda certo tempo até que o investimento “se pague”, ou seja, até que o proprietário ganhe o bastante para cobrir o investimento feito e começar a lucrar a partir daí.

Para tomar sua decisão, você precisa avaliar bem qual tipo de imóvel você tem condições de comprar e todas os fatores a ele atrelados que contribuem para o seu ganho. Por exemplo, se há na região muitos imóveis para alugar, a concorrência influencia o valor a ser cobrado do inquilino e faz pressão no proprietário para que determine um aluguel que pode ter valor mais baixo do que o que você espera receber a cada mês.

Além disso, é importante ter em mente outros fatores que contribuam para a valorização ou desvalorização do imóvel. É o caso de seu estado de conservação, da existência de vagas na garagem, de um sistema de segurança para acesso ao prédio e outros. Busque o máximo de clareza quanto aquilo o que o imóvel pode lhe oferecer para que sua decisão de compra seja segura e o mais acertada possível.

 

Compare o retorno do aluguel com outras fontes de renda fixa

 

O aluguel é uma forma de investimento que pode ser comparado a um investimento de renda fixa. Por isso, antes de decidir comprar um imóvel para alugar, é importante avaliar se essa é a melhor decisão ou se, para você, vale mais a pena investir seu dinheiro de outra forma.

É preciso ter em mente que existem, hoje, diversas possibilidades de investimento que variam de acordo com o perfil e os objetivos do investidor. Em todo o caso, o cálculo deve sempre considerar retornos líquidos de impostos e taxas.

Para se ter uma ideia quanto à melhor opção entre comprar um imóvel para alugar ou investir no mercado financeiro, considere que, se você dispõe de uma quantia alta o bastante para comprar um imóvel à vista, pode ter rentabilidade maior se utilizar o dinheiro para fazer uma aplicação em um título de renda fixa como o CDB (Certificado de Depósito Bancário), por exemplo. Trata-se de um investimento de baixo risco e que rende algo próximo à Taxa SELIC.

Nessa análise, é importante saber que não é apenas o provável rendimento do aluguel (valor que corresponde à sua projeção de ganho com o imóvel) que deve ser considerado. No mercado imobiliário, é preciso incluir também o potencial de valorização da propriedade, o que você pode entender melhor assistindo ao vídeo do consultor financeiro Gustavo Cerbasi.

Assim sendo, se o imóvel que você deseja comprar está em uma área da cidade que está passando por revitalizações ou está em expansão, por exemplo, ao longo do tempo seu ganho pode aumentar. Isso porque se a região em que o imóvel está localizado melhora, o valor cobrado pelo aluguel pode subir.

Essa etapa de sua avaliação pode ser feita por meio de consulta ao Plano Diretor da Cidade ou, ainda, junto a imobiliárias da região. Assim, você reúne informações que podem esclarecer questões que são importantes para a escolha do imóvel e para a sua decisão.

 

Avalie a qualidade do imóvel e os custos atrelados a ele

 

As características de um imóvel fazem a diferença para a sua valorização no mercado de aluguéis. Algo que, por sua vez, influencia o valor a ser cobrado do inquilino e o ganho do proprietário.

Assim, quer sua ideia seja comprar um imóvel para alugar em um espaço residencial ou quer seja em um espaço comercial, é importante realizar uma vistoria prévia ― o que pode ser feito com auxílio de um corretor ― para avaliar o ambiente.

Além disso, é importante se informar sobre o valor do condomínio. Quando o valor cobrado é alto, pode ser mais difícil para o proprietário alugar o imóvel, o que pode fazer com que seja necessário abaixar o valor do aluguel para encontrar um inquilino. Do contrário, o imóvel pode permanecer vazio por um período mais longo, aumentando suas despesas e, consequentemente, reduzindo seus ganhos.

 

Considere as chances de ficar sem inquilino por algum tempo

 

Ao comprar um imóvel para alugar, o proprietário precisa considerar que pode demandar algum tempo para encontrar um inquilino. Além disso, ao final de cada contrato de locação, pode haver outro período de espera e de despesas com condomínio, IPTU e outras enquanto o próximo inquilino não aparece.

É certo que esse não é um fator que você pode controlar, mas está ao seu alcance buscar um imóvel que tenha menos chances de ficar vago por muito tempo.

Além das qualidades do imóvel e fatores a ele atrelados, o futuro proprietário pode contatar corretoras ou administradoras para se informar quanto a vacância de imóveis na região. Isso vale para avaliar tanto para os espaços comerciais quanto os residenciais. Um especialista poderá indicar o tempo médio até que um imóvel seja alugado em determinada localidade.

 

Dê a devida atenção ao Imposto de Renda

 

Anteriormente, mencionamos que vale a pena avaliar outros investimentos de renda fixa antes de decidir comprar imóvel para alugar. Além das possibilidades de ganho, é preciso considerar a alíquota do imposto que incide sobre os seus rendimentos.

No post Entenda o Imposto de Renda sobre Aluguel, explicamos como os rendimentos provenientes de uma propriedade alugada podem ser taxados em alíquotas que vão de 0% até 27,5%. Algo que afeta os seus ganhos com o imóvel alugado.

Assim sendo, você precisa considerar com atenção quanto você pode, de fato, ganhar ao comprar um imóvel para alugar, após as despesas com o Imposto de Renda. Com isso em mente, vale saber também que cabe ao proprietário buscar formas de reduzir esse impacto fiscal, sempre em conformidade com as leis. Para tanto, uma das saídas é se informar quanto aquilo o que pode ser deduzido do Imposto de Renda, como o IPTU e o valor do condomínio.

Outra opção é optar pela antecipação de aluguéis e aproveitar de um benefício fiscal que faz com que você economize nos impostos pagos. Uma situação que pode fazer com que comprar imóvel para alugar realmente valha a pena para você.

 

Ficou com alguma dúvida ou existe alguma outra questão que você queira esclarecer? Deixe o seu comentário para os nossos especialistas!