Bold Finance
Faça uma simulação e descubra

4 Dicas para Ganhar Mais com o Aluguel do seu Imóvel

Imóveis alugados funcionam como investimento e/ou como complemento de renda para muita gente. E nesses casos, o que se espera é ter sempre o melhor retorno possível, certo? Por isso, muitos proprietários tentam descobrir maneiras de como ganhar mais com o aluguel.

Segundo um estudo desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a rentabilidade dos imóveis na capital mineira é, em média, de 0,3% ao mês. E o que nós queremos que você saiba é que é possível alcançar um rendimento mais interessante do que esse.

Foi pensando nisso que desenvolvemos este post com quatro dicas que você precisa conhecer para fazer com que os seus imóveis alugados tenham um rendimento acima da média. Vamos lá?!

 

DICA 1: FAÇA UMA PEQUENA REFORMA ANTES DE ALUGAR

O sonho de todo inquilino é encontrar um imóvel em perfeito estado e, para tanto, há fatores que dependem do proprietário e de suas ações para conservação do estado do local.

Não é preciso investir em reformas de grande porte, mas vale adotar medidas mais simples que permitem a correção de pequenas falhas e contribuam para dar um “ar” de ambiente limpo e bem cuidado.

Ao proprietário, é possível realizar reparos como:

  • usar massa corrida para tampar buracos de pregos e parafusos nas paredes;
  • assegurar o bom funcionamento de torneiras e válvulas para evitar vazamentos e problemas decorrentes;
  • garantir que não haja peças do piso soltas e, se possível, optar por um revestimento mais prático e fácil de se conservar, como o de cerâmica;
  • impermeabilizar paredes e tetos contra mofo;
  • renovar a pintura para eliminar manchas e sujeiras das paredes do imóvel.

Esses são apenas alguns exemplos de reparos simples que podem convencer o locatário a pagar um valor mais alto pelo aluguel. É interessante ter em mente que aquilo o que vemos quando entramos em um espaço tem influência direta na avaliação que fazemos e, consequentemente, no valor que damos ao espaço.

 

DICA 2: ACREDITE NO SEU PODER DE NEGOCIAÇÃO

É certo que, para definir o valor do aluguel do imóvel, o proprietário precisa ter boa noção de suas condições e daquilo o que oferece, além de considerar as condições de momento do mercado.

Quando a economia vai bem, cobrar mais caro é uma tendência natural. O importante para ganhar mais com aluguel é que, e tempos de crise, não é prudente jogar o valor lá em baixo.

Sabemos que ter um imóvel desocupado é uma situação ruim porque há gastos envolvidos, como condomínio, IPTU, manutenção e outros. Porém, ficar desesperado e adotar a ideia de “alugar a qualquer custo” para conter essas despesas pode ser um tiro no pé.

Nesse cenário, é comum que aqueles que se interessam por alugar um espaço tenham forte poder de barganha, podendo oferecer valores muito abaixo do esperado. Por isso, o proprietário também precisa apostar em seu poder de negociação para não se colocar em uma situação que seja pouco rentável.

Em outras palavras, nossa dica para que você possa ganhar mais com o aluguel do seu imóvel é ter paciência e negociar. Para tanto, é possível recorrer a artifícios como um desconto por prazo ao invés de abaixar o valor a ser cobrado.

Tudo isso porque, o aluguel que você definir será o praticado por vários meses, além de servir de base para negociações de renovação. Um valor baixo agora pode significar ganhos limitados por longos períodos de tempo.

 

DICA 3: ESTUDE A REGIÃO DE SEU IMÓVEL

Um ponto fundamental para a definição do valor de aluguel de seu imóvel é a região que ele está inserido. Para se ter uma ideia, o Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (IPEAD) realizou um estudo na cidade de Belo Horizonte e constatou que a diferença do valor médio de aluguel entre a Região Norte e Sul era de R$ 2.000.

Além disso, a localização do imóvel no bairro também é um ponto a se analisar. Proximidade de pontos de transporte público (Ônibus e/ou Metrô), supermercados, instituições como escolas e universidades podem influenciar positivamente para justificar um aluguel mais elevado.

Se você, ainda assim, tiver dúvidas quanto ao valor que pode cobrar tendo em vista a região do seu imóvel, considere consultar outros imóveis similares disponíveis para aluguel na mesma região.

Uma ótima opção para entender a região que seu imóvel se encontra é a de entrar em contato com uma Imobiliária. Eles são especialistas em locação e possuem um vasto conhecimento sobre as regiões em que atuam. Saiba aqui como escolher uma Imobiliária para o seu imóvel.

 

DICA 4: ANTECIPE OS ALUGUÉIS E INVISTA O DINHEIRO

Por fim e não menos importante, quem quer ganhar mais com o aluguel tem agora uma opção inovadora no mercado: a de receber antecipadamente os valores de cada contrato de aluguel.

A antecipação de aluguéis é oferecida exclusivamente pela Bold Finance ― que paga à vista de 3 à 12 meses de aluguel ―, e traz algumas interessantes vantagens:

  • Isenção no Imposto de Renda Pessoa Física ― quando o proprietário opta pela antecipação, tem a isenção no imposto para valores que somem até R$ 35.000,00 por mês.

Assim, basta ter em mente que ter uma dedução menor nos seus rendimentos também é uma forma de fazer com que você tenha um ganho maior com os seus aluguéis;

  • Permite que o proprietário faça novos investimentos ― a quantia que o proprietário recebe pela antecipação de seus aluguéis pode ser usada em novos investimentos.

Dessa forma, ao invés de ficar recebendo o aluguel mês a mês, o proprietário tem a oportunidade de usar esse tempo para fazer seu dinheiro render mais. Algo que também se traduz em uma forma de ganhar mais com o aluguel.

Se você combinar os dois benefícios apresentados acima, pode aumentar os seus rendimentos com o aluguel em 20% ou mais! Clique aqui para saber mais sobre a antecipação.

 

Gostou das dicas que apresentamos no post? Compartilhe em suas redes sociais e envie para os amigos que também tem imóveis para alugar!