Tão importante quanto atrair novos interessados é ser capaz de manter os clientes por perto. No caso de imobiliárias, isso é ainda mais intenso para superar os desafios do setor e se consolidar no segmento. Logo, é preciso buscar formas de favorecer a retenção de clientes.
Com soluções adequadas para que a experiência seja positiva, quem compra, vende ou aluga imóveis ficará por mais tempo em sua imobiliária. Nesse sentido, ter parceiros estratégicos também faz a diferença.
Por isso, veja como fidelizar clientes em sua imobiliária e descubra como a antecipação de aluguéis se relaciona com isso!
O que é a retenção de clientes?
A retenção de clientes consiste na capacidade de manter por perto e engajados as pessoas que usam os produtos ou serviços de uma empresa. No caso de uma imobiliária, indica a capacidade de manter os clientes que compram, vendem ou alugam imóveis.
Pense, por exemplo, em um proprietário que tem um imóvel disponível para locação. Ele escolhe uma imobiliária e assina um contrato de 30 meses. Ao final do período, ele deve decidir se deseja manter o imóvel com a imobiliária ou se pretende buscar outra empresa.
Caso ele decida renovar o acordo, é sinal que o cliente foi retido. O mesmo aconteceria se o proprietário adquirisse um novo imóvel e o deixasse sob responsabilidade da sua imobiliária, por exemplo.
A retenção ou fidelização é muito vantajosa porque ajuda a constituir uma base sólida de clientes. Isso melhora a previsibilidade de resultados, em especial em termos financeiros.
A fidelização também fortalece e aproxima o relacionamento, diminui os custos com captação de novos clientes e pode gerar indicações. No mercado imobiliário, no qual é comum negociar contratos maiores, a retenção se mostra ainda mais relevante para o sucesso.
Como reter clientes na imobiliária?
Considerando os impactos positivos da retenção de clientes para imobiliária, é necessário traçar um plano para fidelizar as pessoas de modo consistente. Para tanto, é fundamental ser capaz de gerar resultados, ter um bom portfólio e uma estrutura completa.
Porém, não basta fazer o que todos os concorrentes já fazem. Alguns diferenciais podem auxiliar na retenção e, portanto, devem ser aplicados.
A seguir, veja ações para manter o público por perto!
Ofereça um atendimento de qualidade
Um dos pontos mais relevantes para manter os clientes por perto é criar experiências positivas e marcantes. Logo, é necessário buscar a máxima satisfação com os processos e com os resultados.
Nesse sentido, o atendimento de qualidade faz toda a diferença. É crucial que o time esteja preparado e reúna características como proatividade e empatia. Ser capaz de oferecer soluções para o cliente, de acordo com cada necessidade, gera impactos positivos.
Então, vale a pena treinar sua equipe e criar processos padronizados para que a experiência ajude a fortalecer a parceria rumo à continuidade.
Aproxime o relacionamento
Não é porque o proprietário fechou um contrato de 30 meses com a imobiliária que a atuação da empresa se encerrou. Em vez de buscar a atenção do cliente somente quando ele estiver prestes a partir é fundamental trabalhar esse relacionamento ao longo do tempo.
É interessante pedir feedbacks quanto aos resultados, solicitar sugestões e identificar insatisfações ou novas necessidades, por exemplo. Com o contato próximo, é possível criar uma experiência inteiramente personalizada e que aumenta as chances de fidelização.
Entregue maior valor agregado
Reter clientes também depende da capacidade de inovar e de oferecer condições e vantagens diferenciadas para as pessoas. A intenção é apresentar características que não sejam encontradas no concorrente, pois isso oferece mais um motivo para a permanência do cliente.
Para se destacar ou diferenciar, é preciso entregar mais e aumentar o valor agregado e os benefícios para os clientes. Portanto, vale a pena pensar em serviços e alternativas que gerem outras vantagens para as pessoas conectadas ao negócio.
Como a antecipação de aluguéis pode ajudar a fidelizar clientes?
Como você viu, a estratégia de retenção de clientes para imobiliária deve envolver diferenciais e aumento do valor agregado entregue. Para chegar a esse resultado, uma solução consiste na antecipação de aluguéis.
Ela permite que o proprietário do imóvel receba o adiantamento de meses do aluguel. Para isso, ele deve manifestar seu interesse para uma imobiliária que conte com um parceiro para disponibilizar essa solução. Depois, é feita uma proposta que pode variar de 1 a 12 aluguéis, mediante um desconto.
O dinheiro é depositado de uma só vez na conta do proprietário, o que serve para aumentar a liquidez do investimento em imóveis. Quem opta pela antecipação de recebíveis desse tipo pode usar os recursos como desejar, sem contrair nenhum tipo de dívida pela modalidade.
Além disso, é uma alternativa que elimina o risco associado à inadimplência. Caso o inquilino não faça o pagamento do aluguel, o locador não é cobrado ou prejudicado. Portanto, a antecipação traz diversas vantagens para os clientes da imobiliária e pode ser usada para favorecer a retenção.
Antecipar aluguel é um serviço diferenciado em relação ao que muitas imobiliárias disponibilizam. Dessa maneira, há um motivo extra para que os proprietários optem por se manter perto do negócio. Com mais satisfação, a retenção é favorecida.
Como disponibilizar essa solução para os clientes?
Considerando que a antecipação de aluguel pode gerar tantos impactos positivos sobre a fidelização, vale a pena saber como oferecê-la. Isso pode ser feito por meio de uma parceria.
Com a Bold Finance, sua imobiliária não precisará se preocupar com a parte operacional — que é responsabilidade do nosso time. A sua principal tarefa será divulgar a solução para os contratos de locação, ajudando na captação de novos clientes.
Em troca, é possível receber uma comissão por cada contrato fechado. Na prática, a parceria estratégica é estabelecida sem custos e gera impactos desejáveis sobre a retenção da imobiliária.
Como você viu, a retenção de clientes é essencial para o sucesso da imobiliária. Com personalização, atendimento de qualidade e mais valor agregado é possível alcançar os resultados. Por isso, pense em oferecer a antecipação de aluguéis como um diferencial positivo para os proprietários.
Para disponibilizar essa alternativa com qualidade e segurança, entre em contato conosco da Bold Finance e veja o que oferecemos!